Queda capilar tem tratamento!
Ariadne Domingues - Farmacêutica SP 77766, março 10, 2023
Quando o assunto é queda de cabelo, logo pensamos em calvície, queixa muito comum e afeta tanto homens quanto mulheres. Mas não se preocupe a queda capilar nem sempre está associada a calvície, pois são duas coisas diferentes. É absolutamente normal e esperado que até 100 a 150 fios caiam todos os dias. Quando falamos em calvície existe o desprendimento do fio e obstrução do folículo piloso causando o bloqueio do crescimento e já a queda capilar é o aumento da quantidade que caem os fios e existe alguns motivos para que isso ocorra. O importante é entendermos o que está causando essa queda aumentada.
Principais motivos da queda capilar:
Hábitos ruins: Sedentarismo, estresse, má alimentação, tabagismo, refletem muito no nosso organismo e com isso diminuindo a absorção dos nutrientes necessários para manter o nosso cabelo saudável.
Deficiência de vitaminas e minerais: Muitas vezes temos uma alimentação pobre em nutrientes que pode colaborar com a queda capilar.
Medicações: Sabemos que alguns tipos de medicações também aceleram o processo e entre eles estão antidepressivos, inibidores de apetite, anabolizantes, anticonvulsivantes, anti-hipertensivos, anticoagulantes, entre outros.
Problemas no couro cabeludo: Doenças como dermatites, psoríase, micose e outras doenças relacionadas ao couro cabeludo podem resultar em queda.
Distúrbios hormonais e doenças: Doenças da tireoide, síndrome dos ovários policísticos, alteração no hormônio cortisol, doenças autoimunes, sequelas da covid, anemia, entre outros.
Alopecia Androgênica: Pode afetar tanto os homens quanto as mulheres e está relacionada a condição hereditária, genética ou hormonal (excesso de hormônio masculino). Mas a boa notícia é que mesmo em casos na família isso não significa necessariamente que a calvície se manifestará.
Excesso ou cuidados capilares inadequados: Muita frequência na lavagem dos fios e produtos que aumentam a produção de sebo, excesso de produtos para alisamentos, alongamentos e coloração contribuem para o enfraquecimento dos fios, seguido de queda.
Cuidados para evitar a queda capilar
Manter hábitos saudáveis: Como alimentação balanceada, prática de atividades físicas regularmente, não consumir bebida alcoólica e não fumar;
Ter uma boa noite de sono: tenha uma boa qualidade do sono, pois noites mal dormidas afetam diretamente e resultam em um desequilibro hormonal e estresse.
Reduza o uso de produtos químicos ou procedimentos capilares: Produtos ou procedimentos que agridem o couro cabeludo devem ser evitados e não devem ser feitos com tanta frequência. Lembrando também de espaçar mais as vezes das lavagens, já que a oleosidade piora o quadro.
Solução
Cabelo, pele e unhas é um complexo vitamínico e minerais que agem de dentro para fora auxiliando no crescimento capilar, fortalecimento das unhas e na elasticidade da pele. Você notará em pouco tempo um crescimento saudável e acelerado de novos fios, fios mais fortes e volumosos. Além também de ter benefícios paras suas unhas e sua pele.
Sites de embasamento:
Alopecia (calvície, queda de cabelos) | Biblioteca Virtual em Saúde MS (saude.gov.br) acessado e 09/03/23